Metáfora – O que é essa Figura de Linguagem? Significado e Exemplos

metaforas-exemplos

Você já deve ter ouvido falar de uma tal de metáfora… mas afinal, o que é e como funciona essa figura de linguagem? Confira alguns exemplos interessantes nesse artigo.

O que é Metáfora – Significado

Metáfora é uma figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra com sentido que não lhe é comum ou próprio, sendo esse novo sentido resultante de uma relação de semelhança, de intersecção entre dois termos.

A origem da palavra vem do grego metaphorien, que significa transferência. No latim, ela é originária do verbo transfirire. Importante para a comunicação entre humanos, essa figura de linguagem é presente em nossas vidas e por vezes nem nos damos conta que a utilizamos com tanta freqüência.

O elemento comparativo não fica exposto na frase como na comparação.

 

Exemplos de metáfora

Na metáfora, comparam-se elementos sem a exposição evidente do verbo, ou seja, é uma comparação implícitaentre elementos.

O balão de São João se parece com o circo do palhaço Franchicão”.

Nessa frase podemos perceber a o autor compara um circo a balão. Isso só é possível porque esses dois elementos têm pontos de intersecção, ou seja, características em comum:

exemplos-de-metafora

 

Podemos perceber os pontos em que o balão e o circo têm de características semelhantes. A metáfora não é expressa por um elemento lingüístico, ou seja, não se deve entender o sentido da metáfora ao pé da letra.

Você é uma gata”

Há, entre “você” e “gata”, um traço comum, que pode ser o da beleza, delicadeza, por exemplo, e não que a pessoa é um felino. A metáfora é uma analogia, ou seja, é uma transferência de significados semelhante entre coisas.

Às vezes, na metáfora, os dois elementos cujas características são mentalmente comparadas ocorrem de forma explicita:

“A história é um carro alegórico, grande, brilhante, animado.”

Outras vezes, no entanto, a relação metafórica é mais sutil, menos evidente, como nesse exemplo:

“Há tempos meu coração está murcho

Seco de tristeza

Invadiu meu ser

Podou o meu crescer, desenvolver

O meu querer viver”

 

Entenda mais sobre a metáfora

A representação simbólica de algo, que por vezes pode ser de origem distinta, por exemplo:

“Seu coração é feito de aço”

O coração, como se sabe, não é feito desse material tão resistente e forte, mas aqui nessa frase, o aço refere-se à dureza e indiferença de uma pessoa para com outra.

Os sentidos figurados que algumas palavras adquirem facilitam a criação e uso da metáfora. A ampliação do seu significado em determinados contextos permite que sejam usadas para além de significado primário.

“Nossa amizade vale ouro”

Sabemos que amizade é algo abstrato, pode ser representada por objetos materiais, mas a estima e criação de laços com outro indivíduo é imaterial.  Assim, a palavra “ouro”não tem sentido de metal sólido, dourado e brilhante. Nessa frase adquire o significado de forte, caro, valioso, importante, algo precioso, que deve ser bem cuidado, como uma jóia.

“Uma andorinha só não faz verão”

Sabe-se que o verão é uma estação do ano e não pode ser feita materialmente. Sabe-se também que passarinhos, como a andorinha, no caso dessa frase, não fazem estações do ano. Logo, essa é uma metáfora que pode significar que sem a união, as coisas não acontecem ou não dão certo.

Ao mesmo tempo em que essa frase pode significar o retorno da estação mais quente do ano, uma vez que a ave migra de sua região de origem quando esta está no inverno, retornando em bando na primavera, anunciando assim a chegada da nova estação.

Nessa frase, o verbo “fazer” não está em seu sentido literal, ele está em seu sentido figurado.

“Eu me declarei para ela, disse que ela era meu pedaço de torrão”

Aqui fica subentendido que ao se declarar, a pessoa quis dizer que a outra é seu chão, sua base, suporte e apoio. E não que ela era literalmente um pedaço de terra onde se pode plantar coisas ou construir uma casa, por exemplo.

“Aquela menina é uma flor

Subtende-se que a menina é meiga, bonita, cheirosa, delicada. Ou seja, possui características de flor. Mas, entendemos que aqui a expressão “flor” não se refere a uma planta.

 

Mais alguns exemplos de metáforas:

“Seus olhos são uma piscina”. (em elogio aos belos olhos de alguém)

“A TV é um veículo de informações.” (veículo se configura enquanto algo que carrega alguma coisa, a TV não tem rodas ou sai do lugar, mas transmite coisas através dela.)

“Seu sorriso ilumina meu dia.” (a pessoa fica feliz ao ver a outra bem.)

“Ele é uma cobra” (significa que a pessoa é maldosa, traiçoeira.)

 

Presente nos Poemas

Eu sou abelha

Você é a colméia

Eu sou a garrafa

Você é o vinho

Eu sou janela

Você é a paisagem

Eu sou o livro

Você é o escritor

Eu sou o trator

Você é o motor

Você é o fogo

Eu sou a pólvora

 

Eu sou o nada

Você é o tudo

Você é a paz

O cais do porto

Meu socorro

Meu triufo

 

Outro poema:

Ela é o brilho

Da estrela no infinito

Ela é o conflito

Que atrapalha quem esta dormindo

Ela é o domínio

De toda a paz de espírito

A metáfora também pode ser visual. Em geral, esse tipo figura de linguagem sãoutilizadas em jornais, revistas, charges humorísticas, campanhas de publicidade. Elas remontam em imagens cenas que representam as mensagens a serem divulgadas.

Transparecem idéias através de desenhos, ou até mesmo imagens reais, em um jogo visual de fácil entendimento para o leitor.

Exemplo do cotidiano desta figura de linguagem

Uma sala comum com uma gaiola pendurada em algum canto. Dentro dessa gaiola encontra-se uma nuvem. A nuvem faz alusão às idéias, e a gaiola representa à prisão, logo, a metáfora dessa imagem seria o aprisionamento de idéias, o não poder ou conseguir executar ou expô-las. Isso de forma é uma metáfora visual.

Há também sinônimos para a palavra metáfora, apesar de não expressarem exatamente o que quer dizer,o termo auxiliana ampliação do vocabulário:

– alegoria

– figura

– tropo

– imagem

– translação

– comparação

Imagem- noticias.universia.com.br