Alusão – O que é essa Figura de Linguagem? Significado e Exemplos

alusao-exemplos-o-que-e-historica-dicas-e-explicacoes

Originário do latim allusio, que significa “referência”, “citação”. A Alusão é uma figura de linguagem muito utilizada na língua portuguesa. Presente no cotidiano, na música e na poesia… saiba o que é e veja exemplos.

O que é Alusão

É um termo que costumamos a usar para dizer que algo ou alguém remete a outra coisa. Em geral, essa figura de linguagem consiste em ajudar a exemplificar ideias comparando-as com algo que lhe seja parecido.

Exemplos de Alusão

– “Meu computador está com cavalo de tróia”. (Cavalo de tróia foi um “presente” que os gregos deram aos troianos. Nessa frase, refere-se ao vírus que o computador adquiriu ao baixar algum conteúdo da internet. A referência ao caso grego se dá pois um vírus invade sorrateiramente o computador, assim como foi o episódio grego)

Outra alusão que é uma expressão muito utilizada é

– “Eu ganhei um presente de grego”. Também faz alusão, ou seja, referência ao cavalo que os gregos deram de presente aos troianos.

Para se compreender a alusão, faz-se necessário ter conhecimentos em geral de arte, música, celebridades, história, entre outros.

Quem não conhece a história de Tróia, por exemplo, não irá compreender as expressões. Assim como quem não conhece o famoso quadro do pinto Leonardo Da Vince, Mona Lisa, não irá entender porque existe uma versão dela só que com a Mônica, a famosa personagem dos desenhos em quadrinhos do Maurício de Souza.

 

Frases para entender a Alusão

– “A série de TV americana Modern Family em uns de seus episódios fez alusão ao filme O poderoso chefão”.

Ou seja, a série fez menção do filme O poderoso chefão de Francis Ford Coppola.

“Ficou estático como O Pensador”

Ou seja, alguém ficou parado na mesma posição da escultura O pensador de Rodin.

 

Alusão no cotidiano, poesia, filmes e livros

A alusão é uma figura de linguagem versátil que também pode ser utilizada em propagandas, como no caso seguinte:

A propaganda do hortifrúti faz alusão ao filme Tropa de Elite, em que havia uma cena onde um policial do BOPE (Batalhão de Operações Especiais), treinava um rapaz e quando este expressou cansaço, soltou a famosa frase “Se você não aguenta, pede para sair!”.

No caso, a propaganda pretende afirmar a qualidade de seus legumes, frutas, verduras e produtos em geral fazendo alusão a rigorosidade do personagem. Ou seja, os melhores tomates (e os outros produtos), mais bem cuidados e cultivados estariam a disposição na loja.

A alusão pode estar presente na televisão, onde é muito usada. A série Os simpsons é bem famosa por fazer uma série de alusões. Em uma de suas aberturas é possível ver:

o personagem Hommer está pintando sua filha Lisa. Entretanto, faz alusão a Leonardo da Vinci, um dos principais inventores e artistas do renascimento, e ao famoso quadro Monalisa.

Imagem: coleguium.com.br